quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Dante e Depois

CENA 01
Sonora
-
Meus irmãos, nossa missão terrena é a de, através da prece, enveredar as almas desnorteadas nos caminhos que levam à ilimitada paz, à ilimitada luz e ao ilimitado amor.
CENA 02 Externa (Centro da cidade – Dia)
Dante percorre calçada turbulenta no centro da cidade. De repente, pára e olha para um cartão que segura. O homem esta à procura de um endereço. Continua andando até parar em frente a um prédio. Observa intrigado de cima a baixo. (câmera faz plano de visão de Dante e depois do prédio – em seguida de cima do prédio faz visão panorâmica da cidade). Dante entra no prédio, o elevador já o aguarda assim como as pessoas dentro que o olham esquisito.
Entra no elevador que se fecha
(tela preta):
-
No meio do caminho da sua vida, Dante, tendo-se perdido numa floresta obscura, tenta em vão subir a uma colina luminosa: três feras, que simbolizam as concupiscências humanas, impedem-lhe o passo.
CENA 03 Elevador (maquinista, casal e Dante)
Dante: Boa tarde (ninguém responde)
Elevador quebra
Maquinista nem tenta consertar, Dante olha pra ele e esboça uma pergunta, mas não a faz. O casal começa a se beijar e acariciar sem pudores. Dante fica com cara de idiota sem ação.
CENA 04 Externa (Igreja na Maciel Pinheiro – Rua do Hospício)
Câmera percorre alguns mendigos e vendedores ambulantes que se estabelecem em frente à igreja. Dentro dela, Beatriz ajoelhada reza em silêncio olhando melancolicamente para a imagem da virgem Maria. Ela levanta-se pesarosa e sai da igreja. Zoom na mão de Beatriz que carrega um cartão com endereço.
CENA 05 Interna (Sessão espírita, Luz baixa)
Câmera circunda a mesa redonda pegando pacientemente a fisionomia de cada pessoa sentada. A mesa é ocupada por seis pessoas, estão entre eles Dante e Beatriz. Todos estão de olhos fechados menos um homem inquieto e de pé. O médium larga a mão dos outros e se dirige ainda de olhos fechados e com densidade ao homem que anda de um lado para outro. Está possuído por uma entidade e tem voz destoante.
Médium:
- Irmão, por favor, dái a vossa manifestação.
Possuído:
- Dou não
Médium:
- Irmão, sabe acaso onde estais?
Possuído:
- Sei não
Médium:
-
Estais entre irmãos, irmão.
Possuído:
-
Se nunca tive pai, como posso ter irmãos? Nasci numa lata de lixo.
Médium:
-
Dizei ao menos qual o vosso mal e o que desejas de nós. Tudo faremos para ajuda-lo na obtenção de sua graça.
Possuído
- Eu quero um cu
Médium (abrindo os olhos)
- Que dizes irmão?
Possuído
- Uma palavra: cu
Médium
-
Queres dizer angu, tatu...sururu, mandacaru...?
Possuído(socando a mesa e interrompendo)
-
Só quero um cu, no singular
Médium
- Vosso nome irmão.
Possuído
- Cu
Uma senhora velha levanta com dificuldade e vai de encontro ao médium suplicante.
Senhora
- Eu sei o nome dele irmão
Médium
-
Pois então diga logo
Senhora
-
É Gemerário, irmão. Passou a vida me pedindo isso. Tantos e tantas dão por gosto, sem precisar pedir. Agora o coitado purga por mim, pelo negado. Se eu tivesse dado estaria em paz. Misericórdia! O que eu faço meu Deus. É tudo minha culpa! Não agüento viver com isso!
(Após longo silêncio, todos, menos o médium a velha e o possuído, dão as mãos fecham os olhos e começam a rezar o pai nosso. Sonora em off)
Câmera do teto para a mesa circular: sonora.
Repete sonora do inicio:
- Meus irmãos, nossa missão terrena é a de, através da prece, enveredar as almas desnorteadas nos caminhos que levam à ilimitada paz, à ilimitada luz e ao ilimitado amor.
CENA 05 Interna (Mesmo lugar, em close)
Dante flerta timidamente com Beatriz nesse momento.

FIM.

6 comentários:

  1. Muito bom!
    O texto flui como um bom escrito, precisa agora de uma narrativa audiovisual bem dirigida para não estragar o roteiro.

    Abraços.
    Alemão

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Gostei da ideia. Tem como colocar isso em prática?

    ResponderExcluir
  3. Essa é a intenção! Já teve um tempo de ter uns atores no gatilho mas falta aquela raça argentina.

    ResponderExcluir
  4. Se eu puder ajudar em alguma coisa, pode contar comigo. Menos atuando!

    ResponderExcluir
  5. SE PRECISAR DE UMA ATRIZ PODE CONTAR COMIGO.
    NÃO SOU UMA ATRIZ. SOU PSICÓLOGA CLÍNICA, MAS ACHO QUE A EXPERIÊNCIA PODE SER CONSTRUTIVA.
    AFINAL,
    TODOS PRECISAM DA SUA VERDADE COTIDIANA COMO TRAMPOLIM PARA VÁRIAS ILUSÕES.

    ResponderExcluir
  6. Lola - apesar de você dar impressão avessa a de Beatriz - acredito nos seus dotes. Se um dia a coisa sair do papel uma chance já é sua.

    ResponderExcluir